Vai começar!

Foto: Reprodução

No sábado, 24 de março, o ginásio municipal Prefeito Joaquim Prestes voltará a receber uma partida oficial do Campeonato Paranaense de Futsal, Série Ouro. A partir das 20 horas, o Clube Atlético Deportivo (que neste ano usará o nome fantasia de Agricopel/Imperium/Guarapuava Futsal) receberá o Umuarama Futsal, em um dos principais clássicos do futsal paranaense.

Mais do que buscar títulos, nesta temporada, o clube guarapuavano tenta fazer sua reconstrução. O projeto, que culminou nos títulos paranaenses de 2010, 2014 e 2015, perdeu força nas últimas temporadas e, devido às dificuldades financeiras, esteve bem perto de acabar. Em 2018, o CAD se apresenta com uma nova diretoria e com um elenco bem mais modesto (em termos de folha salarial), formado por jogadores jovens, que terão a missão de reconduzir o clube para o caminho das vitórias.

Devido a todas as dificuldades já mencionadas, o clube optou por não disputar a Liga Nacional de Futsal (LNF) neste ano. O desejo é retornar em um futuro próximo, mas, neste momento, a realidade do time guarapuavano será o Campeonato Paranaense, onde serão depositadas todas as forças do elenco e do clube, visto que esta será a grande competição do ano para o CAD.

Extremamente jovem

Esta deverá ser a equipe com menor média de idade da história do clube, na disputa da Série Ouro. Na última quinta-feira (15), o CAD fez a apresentação oficial da nova equipe. O experiente técnico Antônio Rubens Vaz, o Foca (que comandou a lendária equipe da Inpacel, nos anos 90) terá quinze atletas à disposição. Muitos vindos de outras cidades e estados, buscando seus espaços dentro do cenário do futsal nacional.

Goleiros: Joilson (ex-Carlos Barbosa/RS), Melança (ex-Colégio Londrinense) e Abner (renovação); Fixos: Carlos Salvadori (Flores da Cunha-RS) e Matheus Meira (ex-Carlos Barbosa-RS); Alas/fixos: João Porfirio (Tubarão-SC) e Johnatah Rufino (ex-Siderópolis/SC); Alas direitas: Japa (ex-São José dos Pinhais), Ceará (Canindé/CE), Matheus Lustosa (renovação) e Lucas Pires (renovação); Alas esquerdas: Penayo (ex-Bauru/SP), Renan Diego (ex-Irati) e Jackson Bigode (renovação); Pivô: Lucas Mello (ex-Colégio Londrinense).

Histórias parecidas

As equipes de Guarapuava e Umuarama, que decidiram o título paranaense de 2015, têm histórias próximas. Ambas subiram da Série Prata e conquistaram títulos na Ouro (a equipe no Noroeste levantou a taça em 2008 e 2009). Ambas chamaram a atenção dos franqueados da LNF e jogaram a principal competição do salonismo nacional por algumas temporadas. Coincidentemente, ambas optaram por deixar a LNF para recomeçar seus projetos.

O time de Umuarama tem um novo técnico, o carioca Paulo Gambier, e conta com uma base mista, formada por jogadores da própria base, com o reforço de jogadores mais experientes, vindos de outras equipes.

Outros jogos

A competição teve seu início no último final de semana, com um resultado surpreendente. A equipe estreante de Matelândia, bateu o Marreco, de Francisco Beltrão, por 3×2.

Nesta terça-feira (20) o Marechal Cândido Rondon recebe outro estreante, o Palmas Futsal. No sábado (24), além de Guarapuava e Umuarama, entram em quadra, Campo Mourão e São Lucas, de Paranavaí.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA