2016 será de investimentos modestos no futsal paranaense

A se julgar pelas primeiras contratações das equipes paranaenses para a temporada de 2016, não devemos esperar resultados muito expressivos em competições nacionais. Apesar do estado passar de quatro para cinco equipes na Liga Nacional de Futsal (o Marreco vai alugar a vaga do São Caetano-SP e promete comprar a última vaga da Pênalty para 2017), sendo duas com vagas próprias (Cascavel Futsal e Copagril/Marechal Cândido Rondon), os elencos, até o momento, se mostram bem mais comedidos para a maioria das equipes.

O Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal, que conquistou o tricampeonato da Chave Ouro, a Copa dos Campeões da FPFS e fez a melhor campanha entre as equipes paranaenses na LNF, já confirmou que sua folha salarial será mais baixa em 2016. Além do técnico João Carlos Barbosa (Banana) e o preparador físico Nero Andrade, já renovaram os goleiros Marcão e Pardal, os fixos Régis, Matheus e Giovanni, os alas Adeírton, Diego Fávero e o pivô Mauricinho. Por outro lado são certas as saídas do goleiro Léo Oliveira (Concórdia), do fixo Vitor (Intelli/Orlândia-SP), do ala Diece (provavelmente para o Carlos Barbosa) e do artilheiro da temporada, Bruno Petry (Copagril ou Joinville-SC). Enquanto saem os ‘medalhões’, chegam jogadores com potencial, mas que ainda não conseguiram conquistar seu espaço em nível nacional: o ala Daniel, que estava no Concórdia e os pivôs Douglas Jesus (ex-Foz Cataratas) e Matheus Gaúcho (ex-Intelli/Orlândia).

O vice-campeão da Chave Ouro, o Gazin/Umuarama/Penalty ainda não fez anúncios de renovações ou contratações, mas seu presidente, ‘Nil’ Lopes Romeiro, já adiantou que o orçamento deverá ser modesto. O pivô Pedro, que foi eleito como revelação da LNF, defenderá as cores da Assoeva-RS e o fixo Ariel (ainda sem clube) é outro que já deixou o time do noroeste.

Também na filosofia do ‘bom e barato’, o Cascavel Futsal confirmou as renovações do goleiro Henrique, dos fixos Issamu, Rafael e Deílton, dos alas Alan, Dudu e Cadini e do pivô Guilherme. Dois jogadores virão do Toledo, campeão da Chave Prata: o ala Batata e o pivô Negão. Outros contratados são o ala Rodriguinho (ex-Foz) e o experiente pivô Silon (que estava na Itália). Por outro lado, são certas a saída de Ricardinho e Wanderson. Outro que poderá sair é o ala Caça, que está defendendo o Concórdia, nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

O Keima Futsal também vai reduzir bastante sua folha. Segue o técnico Baiano (cumprindo seu contrato de dois anos) com apenas cinco jogadores do time de 2015: o goleiro Guto, os alas Claudinho, Emerson e Ian e o pivô Marquinhos. As novidades são o goleiro Rafinha e os fixos Éder e Farinha (os três vindos do Caramuru, de Castro), o ala Richard (ex-Xaxiense) e os pivôs Fits (ex-Guaratingueta-SP) e Tiago Bolinha (que estava no Cazaquistão).

Devem manter investimentos parecidos com 2015 o Marreco Futsal e a Copagril. O primeiro quer fazer bonito em sua primeira Liga Futsal, mantendo o técnico Nelsinho Bavier e a maior parte da base de 2015, como o goleiro Guto, os fixos Neto Caraúbas, Magui e Rangel e os alas Suélton, Pábrio, Canhoto e Rafinha. As novidades, até o momento, são Rodriguinho e Jardel, que estavam no Ampére Futsal, no primeiro semestre.

Já a Copagril perdeu jogadores importantes como Rafinha Müller, Alvim e o goleiro João Neto, mas renovou com o goleiro Dalton e os jogadores de linha Biel, Djaelson, Parrel, Jotinha e Barbosinha. Entre as contratações estão o goleiro Deivd (ex-Intelli-SP), os alas Pelé (ex-Keima), Eduardo (ex-São Lucas), Jaiminho (ex-Assoeva-RS) e o pivô Tiago Selbach, ex-Alaf-RS. Mas a grande aposta é na troca do comando técnico: Juninho, que tinha sido confirmado pela diretoria, foi demitido e em seu lugar assumirá o experiente Paulinho Sananduva (ex-ADS-RS).

Das demais equipes da Chave Ouro, apenas Foz Cataratas, Caramuru/Castro e Toledo Futsal já fizeram anúncios de contratações e renovações. No entanto, as três parecem seguir a tendência de redução de folha salarial, mas tentando manter o máximo possível de jogadores da temporada de 2015. No entanto, devido ao assédio das grandes equipes, muitos destes destaques já estão descartados para a próxima temporada.