Jardim Europeu marca um ciclo de parcerias com o governo Beto Richa, diz prefeito Cesar Filho

FOTO: Assessoria

Com a presença de milhares de visitantes no Parque das Araucárias foi entregue o novo cartão postal turístico de Guarapuava

Guarapuava ganhou um novo cartão postal, o Jardim Europeu, às margens da BR 277, no Parque das Araucárias, que foi inaugurado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho e o diretor presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, no domingo (04), com uma programação esportiva e cultural. Destaco o talento da minha equipe, que desenvolveram este projeto em parceria com os técnicos da Sanepar. Este espaço além de ser para lazer das famílias, também é de integração entre as pessoas. É a preservação do Meio Ambiente, atrelado ao turismo do município cada vez mais fortalecido, destaca Cesar Filho. O gestor lamentou a ausência do governador Beto Richa, devido às fortes chuvas ocorrido no domingo em Curitiba. É uma tarde de forte sentimento pela conclusão de um projeto executado com muitas mãos. Esta obra marca um ciclo de cinco anos de parceria com o governador Beto Richa. Onde Guarapuava respira grandes avanços, com conquistas e melhorias para população, alheio a crise econômica que assola este país, reiterou.  A deputada Cristina Silvestri lembrou que este espaço foi criado na década de 1980, desde então cada gestor vem deixando sua contribuição. Com a conclusão agora com o Jardim Europeu, na gestão de Cesar Filho.

Gestão inovadora

Representando o governador Beto Richa, Mounir Chaowiche afirmou que o projeto do Jardim Europeu será referência para outras cidades. Com um gestor que pensa diferente, é ousado, que vem executando obras e melhorias, atrelando o Meio Ambiente a integração familiar. “Ficamos felizes em trabalhar com um prefeito que entende a importância não apenas das obras físicas, mas também a preservação do meio ambiente. Esse projeto destaca Guarapuava em todo o Paraná e, com certeza vai atrair os guarapuavanos, os viajantes que passam pela BR e os moradores da região”, frisou Mounir Chaowiche. Lembrando que a cidade atingir uma das melhores marcas em saneamento básico do país, onde cerca de 85% das residências possuem sistema de coleta do esgoto sanitário. Prestigiando o evento o secretário de Justiça e Trabalho, Artagão Junior, comentou que o Jardim Europeu se destaca pela beleza e o espaço arborizado que a população pode utilizar para os momentos de lazer e integração. Artagão também destacou os investimentos do governo do Estado em Guarapuava, nas áreas da Saúde, Educação, obras, entre outras ações.

Recorde de visitantes

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo, o Jardim Europeu foi projetado para destacar e enriquecer a paisagem natural do Parque das Araucárias, que recebe cerca de 18 mil visitantes por ano. Com a conclusão desta etapa obras, provavelmente o parque deverá bater recordes de visitação. “A construção do jardim foi inspirada no estilo de paisagismo

Na foto ao centro o prefeito, Cesar Filho, o presidente da Sanepar Mounir Chaowiche, deputados e convidados

utilizado na Europa, que usa a poda dos arbustos para criar desenhos geométricos”, explicou o secretário. O espaço conta também com piso em paver, bancos, rampas para garantir a acessibilidade e uma fonte de água. “A construção teve investimento da prefeitura e da Sanepar, companhia estadual que venceu a chamada pública que previa a implantação de um projeto paisagístico, no caso o Jardim Europeu, em troca da exploração publicitária do local. O valor total chega a R$ 1,2 milhão”, acrescenta Celso Araújo.

Mão de obra local

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, comentou que, entre os funcionários contratados para a construção do Jardim Europeu, havia uma mulher. Ela trabalhou como servente de pedreiro. “Isso é resultado da lei municipal, implantada ano passado, que prevê a contratação de mulheres por empresas prestadoras de serviço ao município na área da construção civil. Dez por cento das vagas devem ser ocupadas por mulheres. Esse é mais um motivo de comemoração”, reforçou a secretária.

Também participaram do evento deputada estadual Cristina Silvestri, vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, presidente da Agepar, Cezar Silvestri, presidente da Câmara de Guarapuava, João Napoleão, vereadores, ex-prefeito de Guarapuava, Nivaldo Krüger, comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros, Major Arlisson Sanches, e secretários municipais.