Unicentro oferece capacitação a mulheres egressas do sistema prisional

Foto ilustrativa

Projeto Patronato mostra novas possibilidades e oferece cursos que visam o retorno dessas pessoas ao mercado de trabalho

Dar a chance de um recomeço às pessoas que tiveram problemas com a lei e agora buscam reinserção na sociedade. Esse é o objetivo do projeto Patronato da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. A ação que auxilia e mostra novas possibilidades aos egressos do sistema prisional oferece diversos cursos visando a capacitação e o retorno destas pessoas ao mercado de trabalho.

Um deles é o de panificação, ofertado pelo projeto em parceria com o Departamento de Engenharia de Alimentos da Unicentro. “Nós estamos oferecendo a formação para 30 mulheres que cumprem pena no regime aberto. Elas geralmente têm dificuldades de voltar ao mercado de trabalho, principalmente por conta da falta de habilitação. A ideia do projeto é proporcionar essa capacitação”, explicou a coordenadora do Patronato, professora Stella Maris Nerone.

O curso é desenvolvido desde o início do ano e deve continuar até ao final do segundo semestre. Nas aulas semanais as participantes são orientadas por quatro professores e têm a oportunidade de conhecer e testar novas receitas.

OPORTUNIDADE 

Uma das participantes do curso é a Solange, que compartilha sua expectativa de se capacitar profissionalmente e poder seguir adiante. “Eu acho que eu estou aprendendo bastante e vai dar para eu sair daqui com o certificado e mudar de vida”, disse.

Esse é o mesmo sentimento da Jucilene: sair do curso preparada para retornar ao mercado de trabalho. Para ela, além da profissionalização, o curso também é um grande incentivador para a mudança de vida. “Para mim está sendo ótimo porque aqui é um passo para a nossa mudança de vida. Eu acho que nós vamos ter muita oportunidade de emprego, que é tudo o que nós merecemos e precisamos no momento. E também de mostrar para todo mundo que nós podemos mudar”, destacou.

 

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA