Troca de experiências e criatividade marcam segunda edição do Cientista Mirim

Quem passou pelo Paço Municipal, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), foi surpreendido pelas representações sustentáveis e invenções tecnológicas do 2º Cientista Mirim, como parte da segunda etapa das feiras de ciências das escolas municipais. O evento, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, incentiva a interação cultural e científica, além de expressar a criatividade de estudantes dos 4° e 5° anos de 42 instituições da rede municipal de ensino.

Quando incentivamos a criatividade, os alunos descobrem o que gostam e quais seus potenciais, por isso desenvolvemos o Cientista Mirim que, além de despertar a curiosidade, trata assuntos sociais e revela talentos, ressalta o prefeito Cesar Silvestri Filho, em visita à feira.

Durante os dois dias de evento, os estudantes expuseram trabalhos nas diversas áreas do meio ambiente e tecnologia. Assim como a barata robótica, lanterna caseira e robô guindaste hidráulico, olhares atentos e curiosos conferiam a estação de tratamento de esgoto dos pequenos cientistas Henrique Tobe e Larissa Santos, 9 anos.

Alunos da Escola Professora Carmen Teixeira Cordeiro, os dois se destacaram pela estrutura montada e explicação sobre o procedimento para tratar a água. Esse trabalho representa uma cidade e mostra o funcionamento e importância de uma usina de tratamento de esgoto, explica Henrique.

Já as alunas da Escola Enoch Tavares, Clara da Cruz e Yasmin Morais, 9 anos, reproduziram um terrário. A experiência nasceu do interesse em aprimorar o trabalho desenvolvido no 3° bimestre do 4° ano. No experimento tratamos o ciclo da água e ecossistema. É uma espécie de planeta em miniatura, destaca Clara.

Para a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, entre os benefícios da feira, o Cientista Mirim proporciona a prática dos ensinamentos estudados em sala de aula e conscientiza os alunos sobre assuntos sociais. Os pequenos cientistas receberam de presente o jogo Química Mania. Este jogo tem como proposta desenvolver as habilidades e competências para a aprendizagem da ciência e, além de utilizar instrumentos motivadores que auxiliam na descoberta de um pequeno cientista, diverte nossos estudantes, conclui a secretária.