Samu orienta população sobre engasgamento

A iniciativa pretende nortear as pessoas sobre o tema, pois em Guarapuava há um alto índice de ligações para salvamento de pessoas engasgadas

 

Engasgar com alimentos ou líquidos é mais corriqueiro do que se imagina. Atualmente, no Samu de Guarapuava, há um índice alto de ligações para salvamento de pessoas engasgadas. Por este motivo o Núcleo de Educação Permanente do Samu desenvolve uma ação de conscientização e orientação sobre o tema. “Quanto maior o número de pessoas que sabem como agir, mais vidas podem ser salvas. E o tempo é determinante em casos como este”, disse Franco Bittencourt, coordenador do Núcleo de Guarapuava.

A primeira ação foi realizada na última quinta-feira (22), no Terminal da Fonte. Explicações de como agir e o que fazer em caso de engasgamento foram repassadas para todas as pessoas que passaram pelo local. Uma delas foi a dona Rita Kowalksi, que escutou atentamente as informações. “Eu até já conhecia alguma coisa sobre engasgamento e tento não me apavorar quando acontece com alguém perto de mim, lembro sempre que tem que bater nas costas. Tenho uma neta pequena em casa e aprender como ajudar a criança deixa a  gente mais calma ainda”.

Na próxima semana a equipe do Núcleo irá visitar o comércio guarapuavano e as praças de alimentação, com o objetivo de atingir mais pessoas ainda. “O salvamento de engasgamento pode ser feito por leigos e ajudado pelo Samu via telefone, até que a ambulância chegue para prestar socorro. Esta é uma forma de ajudarmos a população saber o que fazer caso alguém engasgue próximo a ela”, completou Franco.

 

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA