Outubro Rosa começa com um “Toque de Coragem” em Guarapuava

Na primeira semana de outubro, o Sindaspp e a Fetravispp realizam em todo o estado, o lançamento simultâneo da campanha Outubro Rosa com palestra nas suas 15 representações regionais, com o tema: “Toque de Coragem”. A data marcada para que mulheres sindicalizadas participem deste evento e se conscientizem sobre a necessidade do autoexame é dia 6 de outubro e as inscrições podem ser feitas diretamente nos portais do Sindaspp e da Fetravispp.

Após realizada a inscrição, as participantes poderão retirar seus convites na sede, em Curitiba ou nos escritório regionais nas cidades de Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Toledo, Umuarama e Pato Branco. Cada ingresso será trocado por um lenço de cabeça que será doado para mulheres que se encontram em tratamento de câncer.

Segundo a coordenadora do evento em Curitiba, Taciana Yurk Riesemberg, a base do Sindaspp hoje é composta por mais de 70% de mulheres, por isso a preocupação para este tema tão importante e que com apenas um autoexame pode ser evitado ou amenizado suas consequências futuras.

“É muito mais do que um toque de coragem, é um toque de amor por si própria. Muitas mulheres, seja por desconhecimento ou vergonha acabam não se cuidando e quando percebem é tarde. Por isso essa iniciativa importante e que deve ser prestigiada por todas as mulheres sindicalizadas, participem em Curitiba e cada uma das cidades onde acontecerá o evento, este é o nosso apelo”, lembra Taciana.

As inscrições podem ser feitas na home page do Sindaspp no menu esquerdo em Cursos e Palestras ou no da Fetravispp  lá estão cada uma das programações por cidade e o endereço de cada local que acontecerá o evento. Para o diretor financeiro do Sindaspp, Murilo Milléo “A prevenção é o melhor caminho e a entidade está fazendo sua parte em contribuir para a conscientização do público feminino para que, através de especialistas, possa ter maiores informações sobre esta terrível doença que é o câncer de mama”, destacou.

OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Fonte: Rede Sul de Notícias

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA