Observatório Social de Guarapuava prepara projeto de educação fiscal

Foto: Divulgação

Ação vai ser desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Xarquinho, e vai tocar em temas como o voto consciente e a função social dos tributos

O Observatório Social de Guarapuava (OSG) está preparando o Projeto de Educação Fiscal para ser desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Xarquinho, em Guarapuava, em 2018. O objetivo da ação é promover na sociedade os conceitos de controle social, cidadania e democracia, além de mostrar a importância do voto consciente e a função social dos tributos.

Segundo a coordenadora do OSG, Tania Pacheco Paz, a entidade desenvolve rotineiramente palestras, cursos e workshops com essa temática, buscando trabalhar principalmente com o público jovem.

“O CRAS do bairro Xarquinho foi escolhido por ser uma referência no trabalho com os grupos do município. Após uma avaliação do projeto, iremos levá-lo aos demais CRAS de Guarapuava, buscando realizá-lo anualmente”, explica Tania.

A coordenadora ainda será a responsável pela atividade, tendo auxílio de parceiros como os professores do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que irão contribuir com seus conhecimentos. “Eles irão trabalhar em um dos quatro encontros sobre os tributos, como calcular os impostos em compras diárias e a importância do CPF na nota”, completa.

AVALIAÇÃO

De acordo com Tania, é essencial tornar próximo e acessível para a população o conhecimento crítico, político e social. “Muitas vezes as pessoas mais carentes e vulneráveis acabam sendo massa de manobra de políticos corruptos, que se aproveitam de suas necessidades básicas”, alerta a coordenadora.

“Potencializar e fortalecer os Serviços de Convivência dos CRAS, como Sociedade Civil e entidade do Terceiro Setor é indispensável. Talvez mais importante que acompanhar as licitações públicas seja empoderar política e criticamente toda a população”, acredita Tania, que pontua que essa é uma das formas de melhorar a convivência social.

VOLUNTARIADO

O Observatório Social de Guarapuava foi criado em 2009 e tem o objetivo de alertar a população para a importância da cidadania fiscal e da vigilância social na comunidade. Isso é feito através da Rede de Observatórios Sociais do Brasil e da disseminação de ferramentas de educação fiscal em cursos e palestras.

Boa parte das atividades desenvolvidas pelo Observatório depende do trabalho de voluntários de diversas áreas. Atualmente são oito voluntários ativos, e quem quiser participar basta entrar em contato com a entidade através das redes sociais (https://www.facebook.com/OSGuarapuava/).

SERVIÇO

O Projeto de Educação Fiscal será desenvolvida ao longo do mês de fevereiro de 2018, no CRAS do bairro Xarquinho.

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA