Número de alvarás liberados pela Agência do Empreendedor cresce 62% em três anos

Foto: Assessoria

O programa Guarapuava Empreendedora vem melhorando o ambiente para os pequenos negócios, contribuindo principalmente para a geração de emprego e renda

Levantamento aponta a evolução do trabalho desenvolvido pela equipe da Agência do Empreendedor, que integra o Programa Guarapuava Empreendedora. A iniciativa, implantada pela administração municipal para potencializar a implementação e institucionalização da Lei Geral dos Municípios, vem melhorando consideravelmente o ambiente para os pequenos negócios, contribuindo principalmente para a geração de emprego e renda. Em três anos de funcionamento do programa, Guarapuava avançou na questão da desburocratização, inovação, associativismo e acesso ao crédito.

Em parceria com o Sebrae, o programa conta com o apoio da Associação Comercial, Clube dos Lojistas, Federação das Indústrias, entre outras agremiações. Implantado em 2013, o programa já rendeu 6 mil novas empresas para cidade, além da inclusão no mercado de trabalho, serviços e a criação de inúmeras pequenas agroindústrias. “São seis mil novos alvarás, geração de empregos e novas oportunidades de negócios. Num período de forte crise no país, Guarapuava vai na contramão, com programas e resultados positivos, numa parceria que deu certo”, salienta o prefeito Cesar Filho.

Assessoria

Os números comprovam. O total de alvarás liberados pela Agência do Empreendedor cresceu 62%, se compararmos os dados de 2015 e 2017 (veja gráfico). Já nos atendimentos, a alta foi de 140% entre 2015 (com 4.793) e 2017 (12.358 até outubro). E, pela Fomento Paraná, foram liberados 270 projetos desde o início das operações, totalizando cerca de R$ 2,7 milhões em recursos que contribuíram para a economia local.

“A Agência se consolidou como referência no atendimento aos MEIs e micro empreendedores em Guarapuava, com isso outros municípios do Estado nos procuram para conhecer a forma de trabalho bem como a gestão na emissão de alvarás”, destaca a coordenadora do Programa Guarapuava Empreendedora e agente de desenvolvimento, Ana Cláudia Klosouski.

A Agência do Empreendedor é responsável por todo atendimento aos MEIs (Micro Empreendedores Individuais) do município, disponibilizando também serviços para micro empresas. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o Programa Guarapuava Empreendedora está disponível para toda classe empresarial, facilitando o acesso ao crédito e oferecendo cursos, oficinas e palestras.

Tagged with:     , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA