Inicia semana dedicada à melhor idade na Guairacá

A Guairacá celebra a melhor idade com uma programação diversificada: caminhada, palestras, ginástica e atividades voltadas para a qualidade de vida e hábitos saudáveis.

A ‘Semana da Melhor Idade’ é um evento já tradicional, realizado todos os anos pelas Clínicas Integradas Guairacá, um momento preparado especialmente para fortalecer a autonomia e o envelhecimento saudável, para reforçar os vínculos familiares e comunitários, além de prevenir o isolamento social e aumentar a autoestima dos participantes. As atrações têm como público-alvo os participantes do Programa da Terceira Idade desenvolvido pela instituição.

O evento teve sua abertura oficialmente na segunda-feira, 03, com uma caminhada. A concentração ocorreu na Faculdade Guairacá e percorreu as ruas do centro da cidade. A aposentada Sirlei Salete, de 51 anos, foi uma das mais animadas durante o trajeto. Ela participa do Programa da Terceira Idade desde sua implantação na instituição e contou que, desde então, sua vida melhorou e muito. “Sentia muitas dores no corpo devido ao processo da menopausa. Não conseguia dormir se não tomasse um relaxante muscular e, desde que comecei a fazer exercícios não sinto mais nada. Minha vida melhorou em 100%”.

Durante a programação do evento, ainda foi realizada palestra sobre ‘Conflitos intergeracional’ nessa terça-feira, 04, com o professor Humberto Ausec e os acadêmicos de Psicologia da instituição. “Desenvolvemos uma dinâmica através da contação de uma história fictícia, de um casal da terceira idade que enfrentava uma série de problemas, como falta de privacidade morando na casa dos filhos ou quando o neto fez um empréstimo consignado na aposentadoria desse casal”. Segundo Humberto, o objetivo da dinâmica foi de debater a história, propor possíveis soluções para os problemas e comparar com os momentos vividos no dia a dia, na família ou na vizinhança. “Para isso, escolhemos questões que são recorrentes nessa faixa etária. Vemos muitas vezes que os avós precisam sustentar filhos e netos desempregados, ainda precisam cuidar deles em momentos de doença porque não há quem cuide, e ainda, dificuldades quando os idosos moram na casa de outras pessoas e acabam ficando sem liberdade”.

A Semana da Melhor Idade na Guairacá segue até a próxima sexta-feira, 07.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA