Dia D da Pessoa com Deficiência promove inclusão no mercado de trabalho

Foto: Redação

Nesse dia 29 de setembro, a Agência do Trabalhador de Guarapuava irá aderir à iniciativa do Seju que prioriza o atendimento e oferta mais vagas a pessoas com deficiência

Pelo quarto ano seguido a Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos – Seju – promove o Dia D da Pessoa com Deficiência, nas Agências do Trabalhador de todo o estado. O evento, realizado em todo o Brasil, é uma promoção do Ministério do Trabalho. Segundo dados do próprio Ministério, são 45 milhões de brasileiros que vivem com algum tipo de deficiência. Só no estado do Paraná são quase 2,5 milhões de pessoas, segundo o Censo de 2010. Para que essas pessoas tenham uma oportunidade, a Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos tem feito um trabalho de conscientização, ampliando o atendimento e a oferta de vagas nas agências do trabalhador.

“Não se consegue uma mudança de conscientização do dia para noite. Mas nós estamos trabalhando e estamos obtendo resultado. Pessoas trabalhando, são pessoas que consomem, que gastam, que fazem a economia gerar. Isso sem falar nos benefícios pessoais que o trabalho traz a cada uma dessas pessoas com deficiência que conseguem uma oportunidade. Este Dia D com certeza será mais uma ação de sucesso”, comenta o Secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.

Na Câmara de Vereadores de Guarapuava são três servidores com necessidades especiais que atendem o público diariamente. Entre elas a Silvia Maria Buese (44), que atua há mais de 15 anos no mercado de trabalho. Valquíria Aparecida Ilnitski Chimanski (34) é casada e atua também no mercado de trabalho há mais de 15 anos. “Mesmo com algumas deficiências fazemos atividades como outras pessoas fazem. Infelizmente ainda existem discriminações com as pessoas portadoras de algum trauma físico e a lei que estabelece regras para empresas que ainda não são cumpridas”, diz Valquíria.

Atenta à realidade da comunidade onde atua, a empresa Araupel apoia a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, com atividade reforçada por empresas e instituições em todo o país neste mês. Em 21 de setembro, lembra-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, lançado nacionalmente em 1982. Quando há vagas para pessoas com deficiência, a Araupel informa por meio de cartazes em murais e anúncios na mídia. Atualmente, são 48 profissionais empregados. As oportunidades estão geralmente nos setores administrativo, industrial e florestal.

É Lei
Segundo a Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991, empresas com mais de 100 e até 200 funcionários são obrigadas a ter, no mínimo, 2% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários. Empresas com 201 a 500 funcionários, devem 3% de pessoas com deficiência trabalhando na empresa. De 5501 a mil funcionários, a porcentagem de pessoas com deficiência passa a ser de 4%. E acima de 1000 funcionários, 5% do total de trabalhadores devem ser pessoas com deficiência.

O Dia D em Guarapuava
No Dia D, que este ano está sendo realizado hoje, 29 de setembro, 80 Agências do Trabalhador do Paraná terão atendimento exclusivo às pessoas com deficiência. Em Guarapuava, não será diferente. “O incentivo à inclusão social desses trabalhadores tanto no social quanto profissional é muito importante. Estamos de portas abertas tanto para as empresas que querem contratar pessoas com esse perfil, quanto quem está procurando uma oportunidade”, disse o coordenador da Agência do Trabalhador de Guarapuava, Cézar Maluza.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA