Desaposentação: a melhor idade na ativa

Com a crise em alta no país, uma alternativa para quem já se aposentou está sendo de continuar trabalhando. Seja por necessidade, seja pela vontade de permanecer a rotina diária, aposentados optam por não parar.

Aposentadoria

A idade mínima para se aposentar no Brasil é em média 60 anos. A lei sancionada em novembro do ano passado, estipula um sistema de pontos para que a pessoa possa se aposentar pelo valor integral. Esse sistema soma a idade com o tempo de contribuição. Para as mulheres o tempo é de 30 anos, com a idade de 55, e para os homens é de 35 anos de contribuição, com idade de 60 anos.

Mercado de trabalho

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE, mostra que no segundo trimestre do ano passado, o mercado de trabalho contou com a entrada de quase 2 milhões de pessoas, seja procurando emprego ou trabalhando efetivamente, destas, 502 mil têm 60 anos ou mais. Ao todo, 6.645 milhões de idosos em todo o Brasil estavam em atividade entre abril e junho de 2015.

Desaposentação, esse é o nome dado para aquelas pessoas que rejeitam parar de trabalhar após a aposentadoria e escolhem em continuar no mercado de trabalho. Nesse caso a aposentadoria é suspensa e o trabalhador continua trabalhando para garantir um beneficio com renda maior.

Joana Geteski, 58 anos, é uma dessas pessoas. Ela se aposentou há 3 anos, mas optou por continuar como doméstica. Porém com uma diferença, ela escolhe quando quer trabalhar. “Sou muito amiga das minhas patroas. Então, trabalho duas ou três vezes por semana para complementar a renda e me distrair. Não levo como uma obrigação, mas como um divertimento”, explica Joana.

Perca de Benefícios

Porém quem decidir por aceitar a aposentadoria e continuar trabalhando também pode, não precisando comunicar a empresa em que trabalha da sua decisão, porque as empresas não podem interferir na decisão do aposentado. Mas seus benefícios ficam suspensos. O empregado não terá direito ao auxílio doença e auxílio acidente.

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA