Complexo Cidade dos Lagos proporciona conquistas e melhorias ao bairro Xarquinho

Com uma população em cerca de 15 mil pessoas, o bairro terá uma função estratégica como público consumidor

Nesta edição destacamos o bairro do Xarquinho, que faz parte do complexo industrial de Guarapuava. Considerado um dos bairros mais populoso do município, atualmente conta com cerca de 15 mil moradores e mais de três mil residências.

Foi na Paróquia São Pedro e São Paulo que surgiu o projeto “Bem Comum”, que formou dezenas de líderes e voluntários sociais.

De acordo com o atual presidente da Associação dos Moradores, Joel dos Santos Barboza, a implantação do complexo Cidade dos Lagos vai trazer uma nova realidade aos moradores. “O projeto Cidade dos Lagos está de alguma forma atraindo uma atenção especial da atual gestão, com pavimentação asfáltica, melhorias nas escolas, unidade de Saúde e projetos sociais”, destacou Joel. Para o líder comunitário o bairro possui um público com enorme potencial econômico no consumo de alimentos, vestuários, serviços, materiais de construção e tantos outros itens.

Outra ação social importante e relevante para o bairro está sendo a implantação da rede coletora de esgoto, um sonho antigo, que vem sendo realizado nos últimos meses. O serviço integra o programa de ampliação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a prefeitura. A obra terá R$ 2,5 milhões, em investimentos, atendendo 311 famílias, com mais de 5 mil metros de rede. “Esta obra é uma conquista para nossa cidade e um ganho incalculável para as famílias. Após a finalização, Guarapuava chegará a uma abrangência de 80% em rede coletora de esgoto, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas, em especial dos moradores do Xarquinho”, ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

 

Um marco histórico

A Audiência Pública, no dia 29 de agosto de 2013, que mobilizou moradores do Xarquinho e gestores públicos, na definição de obras e melhorias.

O dia 29 de agosto de 2013 ficará marcado como um marco para os moradores e lideranças. Se de um lado, atual gestão dava todo apoio para o início do projeto Cidade dos Lagos, do outro lado veio a percepção que o bairro Xarquinho iria precisar de uma atenção especial.

Durante o encontro surgiram vários questionamentos da população. Por parte do poder executivo houve uma resposta para vários problemas e anúncio de várias obras e benfeitorias para o bairro, algumas de imediato e outras no decorrer da atual gestão. Entre elas, a construção de novas casas, construção da Capela Mortuária, uma trincheira entre o Xarquinho e o Bairro Primavera para melhorar o fluxo de veículos, em parceria com o governo do Estado, uma unidade básica de saúde (UPA), assentamento de 50 famílias, Creche, regularização de 300 lotes ocupados de forma irregular, reforma no Espaço do Cidadão, pavimentação asfáltica, melhorias na qualidade do atendimento na saúde, Academia de Ginástica, esporte e lazer para o bairro. Na época a Associação de Moradores era presidida por, Adriano Xistiuk.

 

Empregos

O empresário Odacir Antonelli (Odacir da Ripinho), disse em entrevista recente para imprensa, que os novos empreendimentos na Cidade dos Lagos vão possibilitar um novo visual para Guarapuava, com as obras desenvolvidas de forma rápida. Proporcionando um desenvolvimento integrado para cidade. “O desenvolvimento integrado vai acontecer com o envolvimento dos bairros Xarquinho, Primavera e Feroz. Nossa expectativa é gerar 4 mil empregos para moradores desses bairros”, explicou Odacir.

A origem do nome ao bairro foi no rio que margeia aquela localidade. Os tropeiros que por ali passavam, costumavam fazer a sesteada próximo a esse rio, onde também havia um olho d’água. Eles costumavam lavar o charque (retirar o sal) que traziam para sua alimentação, nessas águas. E assim surgia o rio “Charquinho”.

 

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA