Cerveja artesanal guarapuavana foi destaque na 42ª Expogua

Foto: reprodução

Durante o evento, os membros da Associação de Cervejeiros de Guarapuava puderam mostrar para os visitantes os produtos fabricados e realizaram uma demonstração de como é feita a cerveja artesanal

Cervejeiros artesanais, ou “paneleiros” como eles próprios se denominam, estão criando a Associação de Cervejeiros Artesanais de Guarapuava. O grupo recebeu o convite da Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo para expor seu trabalho na 42ª Expoguá. Durante o evento, os membros da Associação puderam mostrar para os visitantes os produtos fabricados, tiraram dúvidas e realizaram uma demonstração de como é feita a cerveja artesanal. “A experiência foi positiva. Muitas pessoas visitaram o estande, provaram a cerveja e aprovaram nosso produto”, relata Carlos Balkau, chef de cozinha, Bier Sommelier, técnico Cervejeiro e Cervejeiro artesanal.

De acordo com o organizador do estande, Carlos Eduardo Bortolin, da Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo, o trabalho da Prefeitura ajuda a fomentar a área, além de incentivar os cervejeiros interessados a criarem a Associação, “Estamos apoiando um grupo de produção em uma área de destaque no cenário nacional. Precisamos aproveitar esse nicho de mercado e ao mesmo tempo, tornar Guarapuava uma cidade referência na produção e comercialização da cerveja artesanal”.

Os cervejeiros receberam as visitas do Secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, do Secretário de Estado de Justiça, Artagão Junior e da Deputada Cristina Silvestri. “Estamos lutando pelas demandas dos cervejeiros no âmbito estadual, incluindo nossa cidade na rota cervejeira estadual. Outra demanda já atendida foi a indicação de Guarapuava como capital estadual do malte”, ressaltou a Deputada.

O Prefeito Cesar Filho também visitou o estande e gostou da novidade. “É bom saber que podemos contribuir para a transformação de uma matéria prima campeã de produção aqui em nossa cidade. O mercado da cerveja artesanal está crescendo e esses produtores tiveram uma visão inovadora. Merecem todo o apoio da Prefeitura para desenvolver e ampliar sua produção, para que todo o estado do Paraná consuma a cerveja produzida aqui em Guarapuava”, enfatizou o prefeito.

Projeção para o futuro

E a exposição dos cervejeiros já rendeu bons frutos. Durante o evento o grupo recebeu convite para participar da Expoturvo, exposição que ocorrerá em setembro na cidade do Turvo. O Vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, comemorou esse bom resultado. “Demos uma oportunidade ao grupo de cervejeiros e felizmente eles souberam aproveitar. Fizeram contatos, ampliaram mercado e se firmaram oficialmente como grupo de produção constituído. Agora é oficializar a Associação dos Cervejeiros Artesanais para que possamos contribuir ainda mais com o bom trabalho deles”, finaliza o vice-prefeito.

Tagged with:     , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA