Secretaria de Agricultura e Turismo participa de evento em Santa Catarina

Fotos: Reprodução

O objetivo da participação foi obter informações e observar a organização do evento para que, em 2018, Guarapuava realize o seu grande evento do gênero

Nos dias sete e oito de julho, a equipe da Secretaria de Agricultura e Turismo de Guarapuava participou do evento Winterbierfest, em Treze Tílias, que reuniu gastronomia com food-trucks diferenciados, apresentações culturais austríacas (tirolesa) e alemã, típicas da cidade catarinense. “O objetivo da participação foi obter informações e observar a organização do evento para que, em 2018, Guarapuava realize o seu grande evento do gênero”, ressalta o Diretor de Turismo, Marcio de Sequeira.

Treze Tílias recebeu público para degustação de cervejas artesanais (caseiras e de microcervejarias comerciais). O evento reuniu 10 fabricantes que somavam cerca de 70 receitas diferentes, incluindo duas marcas locais, regionais e do Rio Grande do Sul. A maioria dessas receitas utiliza o malte de Guarapuava em suas receitas. “Precisamos aproveitar o fato de que temos as matérias-primas em nossa região e fortalecer o turismo desse segmento. Esta foi uma oportunidade incrível para observarmos e aprendermos mais sobre grandes eventos”, completou o vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro.

A produção de cervejas artesanais vem crescendo de forma intensa no Brasil e Guarapuava fornece todas as matérias-primas básicas e de excelente qualidade para o mercado: malte cru (24 tipos), lúpulo (diversos tipos importados da Alemanha) e o fermento cervejeiro (vários tipos importados da França). Entre os apoiadores do evento também estava a cooperativa Agrária, cuja maltaria é a maior da América Latina.

A intenção da Secretaria é realizar no verão de 2018 um evento como o de Treze Tilhas, tendo como objetivos atrair grande público e incentivar os produtores artesanais locais. “Queremos que nossos produtores invistam na fabricação e comercialização das cervejas artesanais, para que Guarapuava se torne não só um polo de distribuição, mas de produção de cervejas”, finalizou Itacir.

Guarapuava é representada no 12º Festival das Cataratas

Completando a visita a grandes eventos, a equipe também participou pela primeira vez de uma edição do Festival das Cataratas em Foz Iguaçu, que é o segundo maior evento profissional de turismo do sul do Brasil. Além de ter a oportunidade de divulgar o município, a equipe também levou produtos artesanais de Guarapuava para degustação dos visitantes, como pães caseiros, queijos, salames, embutidos defumados, geléias e conservas, vinho artesanal e cerveja artesanal. “Guarapuava atraiu bastante atenção e o público elogiou a qualidade dos produtos. Agentes de viagens de Santa Catarina, Curitiba e Minas Gerais se interessaram pelos roteiros de nosso município, destacando o salto São Francisco – o maior do sul do Brasil – e as colônias de Entre Rios. Além dos novos roteiros do Centro Histórico, Caminhos da Fé e Cachoeiras Serra da Esperança”, enfatizou o Vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro.

Além de atender os profissionais presentes no evento, a equipe teve uma integração com os municípios vizinhos, iniciando o diálogo para criação do primeiro roteiro integrado na Região Serrana juntando Prudentópolis, Guarapuava, Pinhão e Bituruna. Desde 2013, a Prefeitura Municipal está cumprindo os critérios exigidos pelo Ministério do Turismo, estruturando sua gestão municipal, criando e executando projetos e leis para incentivar os empresários do setor turístico a continuarem evoluindo e assim tornar Guarapuava um destino turístico consagrado.

 

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA