[Especial Turvo] Emater promove viagem técnica à Joinville

Foto: Divulgação

A Emater através dos projetos de agroindústria e turismo rural organizou em novembro viagem técnica para estimular o turismo rural no município

Com o objetivo de buscar experiências, novas ideias e incentivos ao turismo rural, bem como alternativas para produtos transformados, 73 participantes, incluindo agricultores familiares com empreendimentos em turismo rural, agroindústria e artesanato, técnicos da Emater, técnicos das prefeituras, universidades e gestores públicos dos territórios Cantuquiriguaçu e Paraná Centro se propuseram ao desafio de dois dias em Joinville-SC, com muita conversa e uma calorosa recepção por parte dos proprietários dos empreendimentos visitados.

No roteiro propriedades de pequeno porte até empreendimentos com mais de 30 anos de experiência e dedicação. Também a acolhida pelo nosso anfitrião, o ex-prefeito de Maripá-PR, Henrique Deckamann, com a visão da importância do turismo como alternativa de renda consegue entusiasmar nos empreendedores e nos recebeu com tanto carinho.

As visitas aos empreendimentos começaram logo cedo com café da manhã no Rancho Alegre que tem a proposta de turismo pedagógico, animais de pequeno porte e exóticos, picnic nos espaços preparados em meio ao jardim e pomar. “O encanto ficou por conta do nosso amigo Dário, proprietário da Agrícola da Ilha, um verdadeiro santuário colorido no meio de Joinville com jardim temático, cultivo, processos de produção, atividades lúdicas, gramado dos sentidos, venda de flores e plantas ornamentais, lago com carpas, trilha na mata, capela para cerimonias de casamentos e uma infinidade de conhecimento e sabedoria adquiridas pelo Dário ao longo de 30 anos de trabalho na Agrícola da ilha”, conta a extensionista da Emater, Teresinha Busanello Freire. Além de outras visitas no museu rural, agroindústria de melado, loja com produtos coloniais e artesanatos, reutilização da água, passeios de

Trator, de propriedade do agricultor Ango kersten. Outro ponto de destaque visitado foi a ponte coberta dividindo os municípios de Joinville e Garuva com águas cristalinas e beleza ímpar. O primeiro dia fechou com a visita à fábrica de cerveja artesanal e chopp, composta da história da cerveja em Joinville, Santa Catarina e o Mercado Público Municipal.

Festa das flores

Teresinha conta que o 2º dia ficou por conta da recepção na EPAGRI, para conhecer a experiência com o programa de agroindústria e o centro de treinamento. A viagem também marcou a visita a Casa Kruger, considerada o portal do turismo ecorural em Joinville, por mais de 100 anos abrigou a família de Robert Krüger. Restaurada pela prefeitura possui características originais, atualmente o local é utilizado para fornecer informações sobre a cidade e a região. Para fechar a rota turística a comitiva esteve na 79ª edição da festa das flores num dos cenários mais lindos, com centenas de opções de mudas de flores que encantaram aos olhos dos visitantes. A viagem foi organizada pela Emater e teve apoio do Programa PRORURAL do Governo do Estado e da Cantuquiriguaçu.

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA