Alimentos coloniais são destaque na 5ª edição da Feira Regional da Agroindústria Familiar

50 produtores de Guarapuava e região participaram da feira, para divulgar e comercializar seus produtos

Queijos, mel, embutidos, compotas, conservas, bebidas artesanais, panificados diversos, incluindo os integrais e sem glúten, pastel, crepe, tapioca, cachorro quente, caldo de cana, água de coco e comidas típicas da cozinha baiana… Quem passou pelo Parque do Lado nesse final de semana pode comprar e degustar essas e outras delícias, direto das mãos dos produtores rurais, na 5ª Feira Regional da Agroindústria Familiar, que aconteceu no Parque do Lago, do dia 10 ao dia 12 de novembro.

Este ano, a feira contou com 50 expositores de Guarapuava e de outros municípios, entre eles Guaraniaçu, Prudentópolis e Maringá. “Estamos muito contentes em poder realizar a 5ª feira regional. Além dos estandes, toda a equipe técnica da Secretaria de Agricultura está à disposição para auxiliar os expositores, que terão a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos e garantir renda extra. Isso fortalece ainda mais nossa agricultura e melhora a vida das pessoas. Sucesso de venda a todos”, enfatizou o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, durante a cerimônia de abertura da feira, no sexta-feira (10).

“A cada ano, nossa feira está melhor e maior. Sabemos de todo o potencial da feira para a nossa cidade e região, pois, além de ser uma oportunidade de negócios, tem papel encorajador para a agroindustrialização. Os pequenos produtores aumentaram consideravelmente suas produções últimos anos no município, o que nos enche de orgulho, e possuem local adequado para a comercialização. Nossa gestão vai continuar fortalecendo esse processo e a feira, fazendo do Parque do Lago um verdadeiro ponto de encontro e de negócios”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho, também na abertura da feira.

Quem também prestigiou a abertura da feira foi a deputada estadual Cristina Silvestri. “A agricultura familiar está sendo valorizada e fortalecida em Guarapuava. É o comprometimento da gestão em proporcionar novas oportunidades para os produtores com o auxílio de sólidas parcerias”, destacou Cristina.

PRODUTORES

Para os irmãos Renan e Igor Dani, da cidade de Guaraniaçu, a feira é mais uma forma de divulgação de seus produtos que estão no mercado há um ano.  “Essa é a primeira vez que participamos da feira e já estamos sendo muito bem acolhidos. Trouxemos chips de banana, batata doce e mandioca, além de amendoins e licores. Pretendemos vender muito e voltar pra casa com o gostinho de voltar na próxima edição”, comenta Igor.

“A melhor coisa dessa feira é que tem o intuito de agricultura familiar, e ajuda a desenvolver e valorizar os menores produtores, trazendo as riquezas do sítio para a cidade” disse a produtora Suderly de Fátima, que já participou de todas as edições da feira, com frutas e geleias, produtos coloniais que vem direto da sua chácara em Guarapuava.

O produtor Marcio Cley, veio da cidade de Prudentópolis, participar da feira. Seus principal produto é a cracóvia suína e de frango sem gordura, vindas da cultura polonesa. Ele também vende linguiça caseira, salames e torresmos. “A feira é importante porque nos ajuda a divulgar nossos produtos e valoriza o que vem diretamente do campo”, acentuou o produtor.

Claudinei Moleta, de Guamiranga, trouxe os produtos da sua empresa Vinícola Moleta. Ele conta que a produção de vinhos está no sangue da família, desde seus antepassados que vieram da Itália. “E eu continuo mantendo essa tradição familiar, fazendo um vinho colonial e artesanal, um produto diferenciado do mercado, bem caseiro, sem conservantes, por isso o sabor e a qualidade dele é outra”, conta o produtor.

PARCERIAS

A Feira Regional é realizada pela Prefeitura de Guarapuava todos os anos e tem as parcerias da Emater, Aprofeg, Sebrae, Unicentro e o Programa Vida Rural, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Turismo.​

Tagged with:     , , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA