Prazo para a padronização dos veículos de taxi termina dia 10 de dezembro

Fotos: redação

A mudança propicia um visual agradável, mais segurança para motoristas e passageiros, além de beneficiar a mobilidade de trânsito do município

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito está notificando os taxistas sobre o prazo para o cumprimento dos artigos 16 e 17, da Lei 2373/2014, que visa a padronização dos veículos de taxi de Guarapuava. A data limite, 22 de junho de 2016, foi prorrogada para 10 de dezembro deste ano.

Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, José Airson Horst, a padronização da frota é um grande avanço. Além de trazer um visual mais agradável para a cidade, a padronização proporcionar mais segurança tanto para os taxistas quanto para os passageiros, pois a identificação e a fiscalização dos táxis fica mais eficaz, afirma.

De acordo com o secretario, hoje existem 117 taxis registrados em Guarapuava. Os ajustes dos veículos se caracterizam pela aplicação de faixas azuis e verdes, a palavra Táxi nas portas da frente, e o brasão do município nas portas traseiras. Além disso, todos os veículos devem ser brancos.

Conforme Airson, no caso do descumprimento da lei após o prazo de 10 de dezembro, o taxista pode perder a permissão de atuar em sua profissão. Porém, ele frisou que a lei foi discutida com todos os taxistas em 2014, e todos se mostram receptivos com a mudança. Há muitos veículos que já foram padronizados. Acredito que não haverá problemas, disse.

MOBILIDADE

O secretario municipal de Transporte e Trânsito, José Airson Horst

É importante ressaltar que o taxi é um transporte alternativo que tem uma relevância muito grande na questão da mobilidade do município. Quantos mais pessoas utilizarem desse tipo de serviço, melhor será as condições para trabalharmos com o transito, já que hoje nós temos cerca de 104 mil veículos utilizando as vias públicas de Guarapuava, destacou o secretário.

MELHORIAS

João Correia é dos taxistas que já padronizou seu veículo. Seu ponto de taxi é na rodoviária e ele conta que todos os seus colegas de profissão estão sempre dispostos a dialogar e são abertos a mudanças que propiciem melhorias para a categoria. A padronização traz mais segurança, identifica os veículos. É uma mudança necessária, afirma.

João Fernandes dos Santos, também taxista da rodoviária, ainda não padronizou seu veículo, mas conta que já está com o horário agendado na gráfica para fazê-lo. O taxi irá ficar mais bonito e a padronização irá melhorar nosso trabalho, salienta.

NOVOS PONTOS

O secretario ainda afirmou que quatro novos pontos de táxi serão entregues oficialmente ainda este ano pela Prefeitura, e que também são uma grande conquista para a categoria, pois possibilitam mais segurança e conforto aos taxistas. Os novos pontos estão localizados na Praça Cleve, na Lagoa das Lágrimas, no Terminal urbano e na Praça 9 de dezembro. E, para o próximo ano, almejamos conseguir novos pontos, acrescenta Airson.